O transtorno de aprendizagem é de origem neurobiológica, os sinais são específicos e podem permanecer por toda a vida, porém com as intervenções adequadas os déficits começam a diminuir. Ele afeta a aprendizagem e o processamento de informações.
É importante não confundir o transtorno com a dificuldade de aprendizagem, pois eles têm causas diferentes.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-5 (DSM-V), a origem do transtorno está no aspecto biológico, por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento, inclui uma interação de fatores genéticos, epigenéticos e ambientais, o que influencia a capacidade do cérebro para processar ou perceber as informações verbais e não-verbais com exatidão.
Os transtornos de aprendizagem podem ser:
– Transtorno de leitura, também conhecido como dislexia – dificuldade de identificação no reconhecimento das palavras, decodificação e ortografia. Assim, podemos afirmar que se trata de um transtorno específico das habilidades de leitura.
– Transtorno de escrita – dificuldades voltadas à construção da ortagrafia e caligrafia.
– Transtorno de matemática, também conhecido como discalculia – está relacionado com a maneira que a criança associa o conhecimento com o mundo que ela está inserida. Esse transtorno pode estar combinado com o transtorno de leitura ou escrita.
Os transtornos não podem ser consequência de:
– Falta de oportunidade de aprender;
– Descontinuidades educacionais resultantes de mudança de escola;
– Traumatismos ou doença cerebral adquirida;
– Comprometimento na inteligência global;
– Comprometimentos visuais ou auditivos não corrigidos;
Acredita-se na origem dos Transtornos de Aprendizagem a partir de distúrbios na interligação de informações em várias regiões do cérebro, os quais podem ter surgido durante o período de gestação.
O desenvolvimento cerebral do feto é um fator importante para o processo de aquisição, conexão e atribuição de significados às informações, ou seja, da aprendizagem.
Assim, qualquer fator que altere o desenvolvimento cerebral do feto, facilita o surgimento de um quadro de Transtorno de Aprendizagem, que poderá ser identificado na fase escolar da criança.
3 Comments
Labore animi libero ad accusamus dignissimos est aperiam. Mollitia voluptatum harum nobis fuga minima. Ratione in veniam sint non est delectus. Esse sint enim vel enim saepe tempore fugiat.
Corrupti veniam atque nemo fuga et aut aperiam. Repellat accusantium sunt quas ex dignissimos voluptatum. In perferendis neque perspiciatis provident tenetur ducimus velit. Maiores quia temporibus praesentium nihil.
Beatae eum nemo rerum. Deserunt consectetur dolorem sit dolorem aliquam ut. Ut voluptatem vitae repudiandae facere culpa.