Dificuldade de Aprendizagem é uma desordem que dificulta o ritmo de aprendizagem de uma pessoa.
Um indivíduo com dificuldade de aprendizagem não apresenta necessariamente alteração em seu QI. Embora a dificuldade não seja um indicativo de inteligência, a pessoa possui dificuldade em desempenhar funções ou habilidades específicas.
A dificuldade de aprendizagem têm causas externas e é uma questão passageira, se for tratada corretamente.
As dificuldades de aprendizagem podem ocorrer devido a fatores orgânicos, ambientais ou emocionais. Elas podem acontecer devido a não adaptação à metodologia escolar, problemas familiares, bulling, mudança de casa, separação dos pais e outros fatores.
As principais características da dificuldade de aprendizagem são:
– dificuldade na leitura, escrita ou raciocínio lógico .
– dificuldade em entender e seguir regras e instruções.
– memória prejudicada.
– falta de coordenação motora.
– resistência para fazer tarefas escolares.
– dificuldade em concentrar-se.
A criança com dificuldade de aprendizagem pode desenvolver sentimentos de baixa autoestima, problemas emocionais e comportamentais.
Para diagnosticar a dificuldade, é necessário uma avaliação multidisciplinar,com médico, neurologista, psicopedagogo ou neuropsicopedagogo, psicólogo e fonoaudiólogo.


